A Última Sessão de Freud retorna a São Paulo para curta temporada
Depois de conquistar mais de 130 mil espectadores em 300 apresentações, “A Última Sessão de Freud” retorna a São Paulo para uma curta temporada a partir do dia 4 de abril, no Teatro Sabesp Frei Caneca. O texto do premiado autor americano Mark St. Germain tem direção de Elias Andreato e traz no elenco Odilon Wagner e Marcello Airoldi.
A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner), o pai da psicanálise, e C.S. Lewis (Marcello Airoldi), escritor, poeta e crítico literário. No enredo, os dois intelectuais travam um embate filosófico sobre a existência de Deus, a natureza humana e o sentido da vida. Freud, um crítico ferrenho da religião, tenta compreender como um ex-ateu brilhante como Lewis se tornou um cristão convicto.
O texto de St. Germain é inspirado no livro “Deus em Questão“, do psiquiatra da Harvard Medical School Dr. Armand M. Nicholi Jr. Situado no gabinete de Freud, na Inglaterra, em 1939 — no dia em que o país entrou na Segunda Guerra Mundial —, o diálogo se expande para temas como morte, sexualidade e as relações humanas. O uso do sarcasmo, ironia e humor torna o debate ainda mais envolvente.
O cenário, assinado por Fábio Namatame (indicado ao Prêmio Shell), recria fielmente o consultório onde Freud desenvolvia seus estudos, já exilado na Inglaterra após fugir do regime nazista na Áustria. A direção de Elias Andreato prioriza a força do texto, valorizando o embate intelectual entre os protagonistas.
Para Odilon Wagner, interpretar Freud é um privilégio: “A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura. Foram meses de estudo para trazer um recorte fiel do último ano de vida desse gênio do século 20”, afirma o ator. Já Andreato destaca o poder do teatro: “A arte sempre nos salva de todos os perigos”, conclui o diretor.
O espetáculo já recebeu indicações ao Prêmio Shell, Prêmio APCA e Prêmio Bibi Ferreira.
Foto: João Caldas
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.